SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Violent family backgrounds: from the experience of son to the experience of fatherThe practice of family therapy and personal social networks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

SEMENSATO, Márcia Rejane  and  BOSA, Cleonice Alves. Crenças parentais sobre o autismo e sua evolução no processo de comunicação diagnóstica. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.2, pp. 93-107. ISSN 1679-494X.

Esse estudo investigou as crenças parentais sobre o autismo no período da comunicação do diagnóstico do filho. O processo de comunicação do diagnóstico foi realizado em entrevistas ao longo de quatro meses, posteriormente submetidas à Análise de Conteúdo. Durante esse processo os pais conversaram sobre a avaliação, o diagnóstico, as possibilidades de intervenção, etc. Os dados indicaram que os pais puderam significar as informações recebidas dos profissionais e falar sobre suas concepções e crenças acerca destas informações e do que observaram na avaliação diagnóstica. Os resultados desse estudo corroboram a importância da investigação das crenças parentais na elaboração do programa de atendimento ao filho e à família. Além disso, as crenças parentais mostraram-se importantes para a compreensão do processo de elaboração do diagnóstico que os pais passam. Essa investigação também enfatizou a importância da comunicação do diagnóstico de autismo como um processo e não se restringir a uma entrevista informativa.

Keywords : Crenças; Crenças parentais; Autismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )