SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Contextos familiares violentos: da vivência de filho à experiência de paiA prática em terapia de família e as redes sociais pessoais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SEMENSATO, Márcia Rejane  e  BOSA, Cleonice Alves. Crenças parentais sobre o autismo e sua evolução no processo de comunicação diagnóstica. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.2, pp. 93-107. ISSN 1679-494X.

Esse estudo investigou as crenças parentais sobre o autismo no período da comunicação do diagnóstico do filho. O processo de comunicação do diagnóstico foi realizado em entrevistas ao longo de quatro meses, posteriormente submetidas à Análise de Conteúdo. Durante esse processo os pais conversaram sobre a avaliação, o diagnóstico, as possibilidades de intervenção, etc. Os dados indicaram que os pais puderam significar as informações recebidas dos profissionais e falar sobre suas concepções e crenças acerca destas informações e do que observaram na avaliação diagnóstica. Os resultados desse estudo corroboram a importância da investigação das crenças parentais na elaboração do programa de atendimento ao filho e à família. Além disso, as crenças parentais mostraram-se importantes para a compreensão do processo de elaboração do diagnóstico que os pais passam. Essa investigação também enfatizou a importância da comunicação do diagnóstico de autismo como um processo e não se restringir a uma entrevista informativa.

Palavras-chave : Crenças; Crenças parentais; Autismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )