SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Parental beliefs about autism and it’s evolution in the diagnostic communication process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

UBER, Márcia Lúcia Rieth  and  BOECKEL, Mariana Gonçalves. A prática em terapia de família e as redes sociais pessoais. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.2, pp. 108-123. ISSN 1679-494X.

Sabe-se que as redes sociais pessoais são essenciais na construção da subjetividade e da identidade, além de enriquecerem a percepção de cada indivíduo, enquanto ser social. Partindo disso, o presente artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa sobre a percepção de quatro psicólogas e terapeutas de família acerca do uso da rede social pessoal na prática profissional. As informações foram coletadas através de entrevista semiestruturada e, analisadas conforme a Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, salienta-se o fato das participantes relacionarem a temática das redes sociais pessoais com sua prática clínica, bem como definirem suas próprias redes sociais como depositárias de identidade, de cuidado e de responsabilidade pelo outro. Os conceitos e percepções trazidas compreendem as redes sociais pessoais como favorecedoras de habilidades geradoras das práticas sociais, da visão de mundo e de cada indivíduo, sendo compreendidas como ferramenta na prática clínica na contemporaneidade.

Keywords : Redes sociais; Terapia familiar; Construcionismo social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )