SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Crenças parentais sobre o autismo e sua evolução no processo de comunicação diagnóstica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

UBER, Márcia Lúcia Rieth  e  BOECKEL, Mariana Gonçalves. A prática em terapia de família e as redes sociais pessoais. Pensando fam. [online]. 2014, vol.18, n.2, pp. 108-123. ISSN 1679-494X.

Sabe-se que as redes sociais pessoais são essenciais na construção da subjetividade e da identidade, além de enriquecerem a percepção de cada indivíduo, enquanto ser social. Partindo disso, o presente artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa sobre a percepção de quatro psicólogas e terapeutas de família acerca do uso da rede social pessoal na prática profissional. As informações foram coletadas através de entrevista semiestruturada e, analisadas conforme a Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, salienta-se o fato das participantes relacionarem a temática das redes sociais pessoais com sua prática clínica, bem como definirem suas próprias redes sociais como depositárias de identidade, de cuidado e de responsabilidade pelo outro. Os conceitos e percepções trazidas compreendem as redes sociais pessoais como favorecedoras de habilidades geradoras das práticas sociais, da visão de mundo e de cada indivíduo, sendo compreendidas como ferramenta na prática clínica na contemporaneidade.

Palavras-chave : Redes sociais; Terapia familiar; Construcionismo social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )