SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Tradução para a língua portuguesa do Brasil e adaptação semântico-cultural do Questionário de Avaliação das Relações Familiares BásicasSomos pais, e agora?: A história de nós dois depois dos filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SILVA, Eliza Canella da et al. Heranças psíquicas geracionais e a conjugalidade contemporânea: uma revisão sistemática. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp. 19-31. ISSN 1679-494X.

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura relacionada às heranças psíquicas geracionais interpostas na escolha e manutenção das relações conjugais na contemporaneidade. Foram consultadas as bases de dados Scielo, Lilacs, Pepsic, Schoolar Google e CAPES, entre o período de 2000 a 2014, utilizando-se dos seguintes descritores: vínculo conjugal, transgeracionalidade, transmissão psíquica e relação conjugal. A análise de dados foi realizada a partir da elaboração de categorias temáticas metodológicas e semânticas. Os resultados evidenciaram o predomínio de estudos qualitativos e transversais dentro da temática. No que tange aos principais achados semânticos, observou-se as distintas perspectivas de homens e mulheres no que se refere ao casamento, uma vez que as heranças psíquicas geracionais, sobretudo as transgeracionais, interferem na composição do vínculo conjugal, bem como dificultam o estabelecimento de uma identidade matrimonial e familiar própria.

Palavras-chave : Relação conjugal; Transgeracionalidade; Transmissão psíquica; Conjugalidade e heranças psíquicas geracionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License