SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Heranças psíquicas geracionais e a conjugalidade contemporânea: uma revisão sistemáticaMãe, mulher e chefe de família: perspectivas de gênero na terapia familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BARBIERO, Eloisa Bocchi  e  BAUMKARTEN, Silvana Terezinha. Somos pais, e agora?: A história de nós dois depois dos filhos. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp. 32-45. ISSN 1679-494X.

O presente artigo busca elucidar a construção da identidade conjugal e como esta se redefine com a chegada dos filhos, além de observar qual é o espaço destinado para o casal em meio a tantas mudanças. Para tanto, analisamos o filme Solteiros com filhos, que retrata a história de três jovens casais no processo de transição da conjugalidade para a parentalidade. Como resultado, evidenciamos que ter filhos é uma tarefa difícil, as lides domésticas se multiplicam, as pressões financeiras aumentam e os momentos de intimidade com o parceiro diminuem. Contudo, se o casal possuir alicerces sólidos baseados no diálogo, amor, parceria e compreensão tornar-se pai e mãe será uma experiência emocionante e transformadora.

Palavras-chave : Relações conjugais; Parentalidade; Dinâmica conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License