SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1We are parents, and now?: The story of both after childrenLove life of financially independent women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

VERZA, Fabiana; SATTLER, Marli Kath  and  STREY, Marlene Neves. Mãe, mulher e chefe de família: perspectivas de gênero na terapia familiar. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp. 46-60. ISSN 1679-494X.

Este trabalho buscou compreender como se organizam as famílias monoparentais chefiadas por mulheres e de que forma questões de gênero se atravessam nas intervenções em Terapia Familiar. Buscou-se a partir dessa investigação, contribuições para subsidiar o entendimento de tais configurações familiares em um nível clínico e psicossocial. Trata-se de um estudo com enfoque qualitativo e delineamento exploratório-descritivo. A partir do levantamento da literatura acerca da temática da monoparentalidade feminina e da Terapia Familiar, procurou-se encontrar associações entre os aspectos teóricos e os relatos de uma mãe monoparental em atendimento clínico na modalidade de Terapia Familiar em uma instituição de Terapia Familiar de Porto Alegre-RS. Utilizou-se a Análise de Discurso proposta por Gill (2002) como técnica de análise de dados. Os resultados indicam que o protagonismo feminino na condução de uma família envolve aspectos voltados à administração da vida social, afetiva e profissional das mulheres e é atravessado por questões de gênero.

Keywords : Monoparentalidade feminina; Família; Terapia familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License