SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Mãe, mulher e chefe de família: perspectivas de gênero na terapia familiarAlienação parental: complexidades despertadas no âmbito familiar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

SECCO, Marivete Leonor  y  LUCAS, Michele Gaboardi. A vida amorosa de mulheres financeiramente independentes. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp. 61-76. ISSN 1679-494X.

O presente artigo buscou compreender como a independência financeira feminina influencia na vida amorosa das mulheres, considerando que ocorreram mudanças significativas nos papéis exercidos por elas com a conquista do mercado de trabalho. Para tanto, foi realizado estudo de caso coletivo com cinco mulheres financeiramente independentes, com idade entre trinta e quarenta e cinco anos, através de entrevistas individuais, com roteiros semiestruturados. Entre os principais resultados, destaca-se que a independência financeira parece influenciar nos relacionamentos amorosos, desde a escolha do parceiro até a decisão da separação. Bem como, parece ter contribuído para tornar o casal menos tolerante, aumentando à dificuldade de resolução de conflitos. E ainda, a independência financeira das mulheres parece interferir no adiamento do projeto de ter filhos, devido à dedicação aos estudos e à vida profissional.

Palabras clave : Relacionamentos amorosos; Mulheres; Independência financeira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License