SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A família com filhos adolescentes em conflito com a lei: contribuições de pesquisas brasileirasDiferenciação do adulto jovem: um estudo de caso em atendimento familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

FELIPPI, Geisa  e  ITAQUI, Luciara Gervasio. Transformações dos laços vinculares na família: uma perspectiva psicanalítica. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp. 105-113. ISSN 1679-494X.

Este artigo tem como objetivo destacar as principais transformações da estrutura familiar na cultura ocidental moderna, pontuando mudanças históricas relevantes desde a época pré-moderna até a contemporaneidade. Aborda-se os laços vinculares na sociedade contemporânea, demonstrando suas relações com as principais reconfigurações ocorridas na estrutura familiar, utilizando-se da teoria psicanalítica como base para esse entendimento, objetivando refletir sobre as implicações para a clínica psicológica. Conclui-se que os sistemas simbólicos variam de uma cultura para outra, não sendo a proximidade genealógica, ou a consanguinidade, que determinam a qualidade dos vínculos, mas o lugar que o indivíduo ocupa no imaginário, e na circulação do desejo de quem o acolhe no mundo. Assim, o modelo de família tradicional pode estar sofrendo mudanças no sentido de novas configurações vinculares e cada individuo poderá adaptar-se e reinventar-se.

Palavras-chave : Família; Contemporaneidade; Psicanálise; Laços vinculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License