SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Transformações dos laços vinculares na família: uma perspectiva psicanalíticaRelações familiares de cuidadores de pessoas com deficiência intelectual profunda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

PELLEGRINI, Priscila Gasperin; SILVA, Isabela Machado da; BARRETO, Monica  y  CREPALDI, Maria Aparecida. Diferenciação do adulto jovem: um estudo de caso em atendimento familiar. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp. 114-129. ISSN 1679-494X.

Uma mãe e um filho adulto jovem buscaram atendimento psicológico em função dos conflitos existentes entre eles. Identificou-se uma estrutura familiar marcada pela fragilidade das fronteiras entre os subsistemas, destacando-se o distanciamento entre os pais e o emaranhamento mãe-filho. Evidenciava-se dificuldade no estabelecimento de limites no relacionamento e no ambiente físico em que viviam. Essa ausência de fronteiras claras pode dificultar o processo de individuação e a aquisição de autonomia. Realizaram-se atendimentos quinzenais, a partir do referencial relacional-sistêmico. Iniciou-se a psicoterapia com sessões conjuntas com mãe e filho, às quais se seguiram sessões individuais alternadas, com o objetivo de reforçar as fronteiras e a diferenciação entre eles, destacando-se perspectivas e projetos pessoais. Ambos demonstraram crescente capacidade para refletirem sobre si mesmos, sem recorrerem às queixas sobre o relacionamento e investindo em outros relacionamentos. Constatou-se que a terapia relacional-sistêmica pode contribuir para o reestabelecimento de possibilidades e desenvolvimento da autonomia.

Palabras clave : Terapia familiar; Relações familiares; Desenvolvimento do adulto; Adulto jovem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License