SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Diferenciação do adulto jovem: um estudo de caso em atendimento familiarO ciúme e as redes sociais: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

FERREIRA, Paulo R.  e  FIAMENGHI-JR, Geraldo A.. Relações familiares de cuidadores de pessoas com deficiência intelectual profunda. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp. 130-141. ISSN 1679-494X.

O objetivo desta pesquisa foi estudar as relações familiares no cuidado a pessoas com transtornos crônicos. Participaram desta pesquisa cinco famílias, responsáveis pelo cuidado de pessoas dependentes, com deficiência intelectual profunda, que responderam à escala de Crichton e a uma adaptação do APGAR Familiar (Smilkstein). Os resultados mostraram que as famílias encontram-se integradas na relação de ajuda, participação de seus membros na tomada de decisões, liberdade dos seus membros nas questões financeiras, relação afetiva positiva e tempo que dedicam ao paciente crônico. Nestes casos estudados, a interação familiar não sofreu prejuízo devido à dependência crônica de alguns de seus membros.

Palavras-chave : Família; Adaptação familiar; Deficiência mental; uidadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License