SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Family relations of carers of profound intellectually disabled people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

CANEZIN, Paulo Franklin Moraes  and  ALMEIDA, Thiago de. O ciúme e as redes sociais: uma revisão sistemática. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp. 142-155. ISSN 1679-494X.

As redes sociais e as relações interpessoais mediadas pela internet estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Diante de tamanha adesão de nossa população às redes sociais, chegamos a não mais imaginar a nossa vida sem elas. Paralelamente a essa situação, o ciúme romântico, que é um processo cognitivo ativado frente a uma ameaça real ou imaginária da perda de um relacionamento ou de parceiro (a) estimado (a) é uma situação com a qual provavelmente nos depararemos, em maior ou menor grau, em algum momento de nossas vidas. Este artigo tem como objetivo revisar a literatura que discorre sobre essa relação entre esses dois fenômenos e discorrer como as vivências na internet podem trazer implicações negativas para os relacionamentos amorosos e como os comportamentos na rede podem servir de estímulo para desentendimentos entre os casais.

Keywords : Amor; Ciúme; Relacionamentos amorosos; Redes sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License