SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Relações familiares de cuidadores de pessoas com deficiência intelectual profunda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

CANEZIN, Paulo Franklin Moraes  e  ALMEIDA, Thiago de. O ciúme e as redes sociais: uma revisão sistemática. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.1, pp. 142-155. ISSN 1679-494X.

As redes sociais e as relações interpessoais mediadas pela internet estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Diante de tamanha adesão de nossa população às redes sociais, chegamos a não mais imaginar a nossa vida sem elas. Paralelamente a essa situação, o ciúme romântico, que é um processo cognitivo ativado frente a uma ameaça real ou imaginária da perda de um relacionamento ou de parceiro (a) estimado (a) é uma situação com a qual provavelmente nos depararemos, em maior ou menor grau, em algum momento de nossas vidas. Este artigo tem como objetivo revisar a literatura que discorre sobre essa relação entre esses dois fenômenos e discorrer como as vivências na internet podem trazer implicações negativas para os relacionamentos amorosos e como os comportamentos na rede podem servir de estímulo para desentendimentos entre os casais.

Palavras-chave : Amor; Ciúme; Relacionamentos amorosos; Redes sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License