SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Qualidade, ajustamento e satisfação conjugal: revisão sistemática da literaturaOs papéis parentais nas famílias: analisando aspectos transgeracionais e de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BARRETO, Maria José  e  RABELO, Aline Andrade. A família e o papel desafiador dos pais de adolescentes na contemporaneidade. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp. 34-42. ISSN 1679-494X.

Considerando o processo existencial como um desenvolvimento contínuo em cada sujeito, cujas implicações subjetivas se constroem de acordo com a interação com o seu ambiente sociocultural, o presente trabalho tem o objetivo de fomentar reflexões acerca do desafio enfrentado por pais de adolescentes na família contemporânea. Sendo assim, seguindo revisão de literatura narrativa, procurou-se dados sobre a definição de família, do seu processo evolutivo e buscando entender como se estabelece a sua função social. Posteriormente, apresentou-se algumas características comportamentais do adolescente, as quais, em determinados contextos demonstram apelo por orientação dos pais, cujo papel, logo em seguida, fora discutido. Compreende-se, pois, que o diálogo entre pais e filhos baseado no afeto e no respeito é essencial para o sucesso da relação parento-filial, visto que através do equilíbrio e harmonia inter-relacional, os pais assumem com efetividade a função de educar.

Palavras-chave : Família; Função social; Pais de adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License