SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A família e o papel desafiador dos pais de adolescentes na contemporaneidadeSentimentos de estranhamento e a reconstituição do vínculo familiar do emigrante retornado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BOTTON, Andressa; CUNICO, Sabrina Daiana; BARCINSKI, Mariana  e  STREY, Marlene Neves. Os papéis parentais nas famílias: analisando aspectos transgeracionais e de gênero. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp. 43-56. ISSN 1679-494X.

Na contemporaneidade, os estereótipos de gênero ainda estão presentes nos núcleos familiares, conferindo características sexistas e patriarcais ao relacionamento entre homens e mulheres. Objetivamos analisar como o exercício da paternidade e da maternidade é influenciado por estes estereótipos, e compreender a prática dos papéis parentais no cenário familiar de acordo com os aspectos de gênero. Para tanto, realizamos uma revisão de literatura, utilizando-nos da perspectiva dos estudos de gênero pós-estruturalistas para a análise e a discussão. Percebemos que os núcleos familiares contemporâneos sustentam a execução de relações que quebram com os padrões tradicionais de gendramento, ao passo que ainda perduram valores tradicionais e estereotipados sobre os papéis sociais adequados para homens e mulheres. Como consequência, a presença de estereótipos de gênero na educação de meninos e meninas gera retrocessos na prática de uma educação não-sexista e, também, na consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária para homens e mulheres.

Palavras-chave : Estereótipos de gênero; Família; Transgeracionalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License