SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Os papéis parentais nas famílias: analisando aspectos transgeracionais e de gêneroInvestigação de fatores considerados de risco para o desenvolvimento motor de lactentes até o terceiro mês índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SILVA, Odacyr Roberth Moura da; SANTOS, Lucas Nápoli dos  e  DIAS, Carlos Alberto. Sentimentos de estranhamento e a reconstituição do vínculo familiar do emigrante retornado. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp. 57-72. ISSN 1679-494X.

O sentimento de estranhamento acomete emigrantes retornados que encontram dificuldades de reinserção simbólica no seio familiar. Essa barreira que impede a reconstrução das relações familiares é experienciada por diversas famílias residentes em Governador Valadares e seu entorno. Objetivando compreender este sentimento presente no processo de restabelecimento das relações familiares do emigrante retornado, realizou-se este estudo do tipo transversal, descritivo, sob a forma de estudo de casos. Participaram 17 famílias de emigrantes retornados, que permaneceram no exterior por um período de 3 a 15 anos. Coletaram-se os dados através de entrevista guiada por roteiro semiestruturado de entrevistas, utilizando-se, em seguida, a Análise de Conteúdo de Bardin. Três categorias foram identificadas: (a) estranhamento inicial, (b) não estranhamento e (c) estranhamento constante. Conclui-se que apesar da maioria dos emigrantes fantasiar encontrar a mesma família deixada na partida, o restabelecimento das relações ocorreu, na maioria das vezes, com papéis e funções reformulados.

Palavras-chave : Migração humana; Relações familiares; Ajustamento social; Reinserção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License