SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Sentimentos de estranhamento e a reconstituição do vínculo familiar do emigrante retornadoA ausência física e afetiva do pai na percepção dos filhos adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

PEREIRA, Veronica Aparecida et al. Investigação de fatores considerados de risco para o desenvolvimento motor de lactentes até o terceiro mês. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp. 73-85. ISSN 1679-494X.

Buscou-se correlacionar o desenvolvimento motor de lactantes às variáveis idade materna, idade gestacional, escolaridade dos pais, condições de saúde materna durante a gestação e condições de nascimento. Foram selecionadas 57 díades mães-bebês acompanhados do primeiro ao terceiro mês de vida. As mães responderam à entrevista semiestruturada no primeiro mês, sendo os dados obtidos correlacionados aos resultados da avaliação do desenvolvimento motor dos bebês, registrados a partir do Inventário Portage Operacionalizado. Com relação aos resultados, quando considerada idade das mães, observou-se um maior percentual de partos prematuros entre as mães adolescentes ou com mais de 35 anos, apresentando uma tendência da variável idade como fator de risco para prematuridade.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Fatores de risco; Estimulação precoce; Gravidez na adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License