SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Investigação de fatores considerados de risco para o desenvolvimento motor de lactentes até o terceiro mêsViolência doméstica contra crianças e adolescentes: consequências e estratégias de prevenção com pais agressores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

DAMIANI, Camila Ceron  e  COLOSSI, Patrícia Manozzo. A ausência física e afetiva do pai na percepção dos filhos adultos. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp. 86-101. ISSN 1679-494X.

A ausência paterna na vida adulta é pouco estudada no contexto nacional, embora repercuta no desenvolvimento afetivo, cognitivo e social desde a infância. Neste sentido, buscou-se investigar a ausência paterna para além da infância e adolescência, na percepção de filhos adultos, identificando sentimentos e vivências acerca dessa condição no momento de vida atual. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, com quatro adultos, entre 25 a 40 anos, pacientes de psicólogos da serra gaúcha. Todos tinham em comum a percepção de ausência paterna, seja física ou afetiva. Foram utilizados um questionário de dados sociodemográficos e uma entrevista semiestruturada, e a análise qualitativa de conteúdo para a discussão dos dados. Dentre os principais resultados destaca-se o impacto do distanciamento, seja físico e/ou afetivo, refletido em sentimentos de desvalorização, abandono, solidão, insegurança, baixa autoestima e dificuldades de relacionamento que começam a ser percebidos na infância e interferem no desenvolvimento até a idade adulta.

Palavras-chave : Paternidade; Relações pai-filho; Relações familiares; Parentalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License