SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The father’s physical and emotional absence in the perception of adult offspringFamily dynamics and therapeutic possibilities in a mental health service for children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

BARROS, Amailson Sandro de  and  FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Violência doméstica contra crianças e adolescentes: consequências e estratégias de prevenção com pais agressores. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp. 102-114. ISSN 1679-494X.

Trata-se da apresentação de parte de um levantamento bibliográfico que teve como objetivo verificar em periódicos brasileiros de Psicologia e Educação, disponíveis nas plataformas eletrônicas de dados Scielo e PePSI, no período de 2000 a 2014, as produções sobre as práticas grupais com pais envolvidos em situação de violência doméstica contras seus próprios filhos. A partir da análise de conteúdo, emergiram algumas categorias, das quais duas serão aqui apresentadas e discutidas: as consequências da violência doméstica contra crianças e adolescentes e as estratégias de intervenção com grupo de pais agressores. Os resultados indicam prejuízos ao desenvolvimento psicológico, físico, cognitivo e social das vítimas; o trabalho com grupos de pais como estratégia fundamental na redução e prevenção da violência e os resultados deste tipo de intervenção como melhora na compreensão dos adultos sobre suas responsabilidades com o cuidado das crianças e adolescentes.

Keywords : Violência doméstica contra crianças e adolescentes; Pais agressores; Consequências; Prevenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License