SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Domestic violence against children and adolescents: consequences and prevention strategies with aggressive parentsThe Brazilian social protection system, social welfare policy and attention to family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

BUSTAMANTE, Vania  and  SANTOS, Isabela. Arranjos familiares e possibilidades terapêuticas em um serviço de saúde mental infantil. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp. 115-131. ISSN 1679-494X.

O presente trabalho visa refletir sobre a inclusão da família na assistência à saúde mental infantil. O estudo foi realizado em um serviço que atende crianças acompanhadas de suas famílias. Teve como objetivo caracterizar os arranjos das famílias que frequentam o espaço e refletir sobre as principais demandas trazidas. As famílias participantes foram agrupadas em três arranjos - nuclear, extensa e monoparental - e os motivos de procura organizados em cinco tópicos. Identifica-se algumas situações comuns entre as famílias pesquisadas: conflitos entre genitores em relação à criação dos filhos; preocupação em torno das consequências da separação dos pais; desafios da monoparentalidade e para avós que assumem a responsabilidade de cuidar dos netos. Finalmente, destaca-se a necessidade de que os serviços estejam preparados para conhecer e acolher diversas configurações familiares visando fortalecer funções paternas e maternas para além da existência dos pais biológicos.

Keywords : Saúde mental; Crianças; Famílias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License