SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Violência doméstica contra crianças e adolescentes: consequências e estratégias de prevenção com pais agressoresO sistema de proteção social brasileiro, política de assistência social e a atenção à família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BUSTAMANTE, Vania  e  SANTOS, Isabela. Arranjos familiares e possibilidades terapêuticas em um serviço de saúde mental infantil. Pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp. 115-131. ISSN 1679-494X.

O presente trabalho visa refletir sobre a inclusão da família na assistência à saúde mental infantil. O estudo foi realizado em um serviço que atende crianças acompanhadas de suas famílias. Teve como objetivo caracterizar os arranjos das famílias que frequentam o espaço e refletir sobre as principais demandas trazidas. As famílias participantes foram agrupadas em três arranjos - nuclear, extensa e monoparental - e os motivos de procura organizados em cinco tópicos. Identifica-se algumas situações comuns entre as famílias pesquisadas: conflitos entre genitores em relação à criação dos filhos; preocupação em torno das consequências da separação dos pais; desafios da monoparentalidade e para avós que assumem a responsabilidade de cuidar dos netos. Finalmente, destaca-se a necessidade de que os serviços estejam preparados para conhecer e acolher diversas configurações familiares visando fortalecer funções paternas e maternas para além da existência dos pais biológicos.

Palavras-chave : Saúde mental; Crianças; Famílias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License