SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Paternidade: O Ponto de Vista de Profissionais Que Atuam em Varas de Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

CEBERIO, Marcelo Rodriguez. O duplo vínculo na violência filho parental: entre o ardil relacional com os filhos e o ardil social. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.1, pp. 03-28. ISSN 1679-494X.

Violência filho parental é um tipo complexo de violência que ultrapassa a tipologia tradicional da violência como violência de gênero e violência parental emrelaçãoaofilho. Nós denominamos como umfenômeno altamente complexo, pois altera a lógica racional da violência: a dinâmicaclássica destaca umsujeito que se achahierarquicamenteemumaposição relacional acima, por exemplo, um marido ou esposa, ou o paiou a mãe. Mas, neste caso, esta posiçãoacima destaca os filhos sobre os pais. E não é o caso de doispaisidososimpotentes e um adolescente poderoso. Nãosãopoucos os casos, como o apresentadoneste artigo, que são "adolescentes ou púberes" de aparência inocente e indefesa, que incentivam que a característica relacional seja do tipo de duplo vínculo. Desde que altera a lógica racional, a justiça e o ambiente familiar protegemaosagressores e toma por vitimáriosàsvítimas, criando um ardil relacional que pode envolver a psicoterapia.

Palavras-chave : duplo vínculo; violência filho parental; agressão; ardil; família.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License