SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O duplo vínculo na violência filho parental: entre o ardil relacional com os filhos e o ardil socialFamília Contemporânea: Estudo de Casais Sem Filhos por Opção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ARPINI, Dorian Mônica; CUNICO, Sabrina Daiana  e  ALVES, Amanda Pansard. Paternidade: O Ponto de Vista de Profissionais Que Atuam em Varas de Família. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.1, pp. 29-42. ISSN 1679-494X.

Este estudo teve como objetivo conhecer quais as percepções acerca da responsabilidade parental e do lugar do pai na família, bem como os desafios que tem se colocado em relação à paternidade no cotidiano de trabalho de profissionais que atuam em varas de famílias. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram realizadas com juízes e promotores, sendo a análise realizada por meio da análise de conteúdo temática. Os relatos indicam um novo olhar em relação à paternidade, ao mesmo tempo em que as concepções tradicionais ainda predominam. Percebeu-se que a guarda compartilhada tem encontrado resistências no âmbito judiciário, o que leva a pensar que superar a visão da mãe como naturalmente melhor preparada para cuidar dos filhos e reconhecer no pai alguém que pode compartilhar a parentalidade, mais do que somente prover financeiramente a família, parece ser o desafio que se coloca a todos.

Palavras-chave : paternidade; relações familiares; parentalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License