SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Paternidade: O Ponto de Vista de Profissionais Que Atuam em Varas de FamíliaPaternidade no Contexto da Adoção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

CAETANO, Carolina; MARTINS, Maristela Santini  e  MOTTA, Romilda Costa. Família Contemporânea: Estudo de Casais Sem Filhos por Opção. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.1, pp. 43-56. ISSN 1679-494X.

A autonomia reprodutiva feminina levou o Brasil a uma transição demográfica acentuada, apresentando rápida progressão de casais sem filhos. Profissionais das diversas áreas clínicas necessitarão desenvolver, cada vez mais, além de empatia, habilidades e competências para lidar com os novos quadros e sujeitos sociais que optam por abrir mão de projetos que envolvem filiação e descendência. Este estudo buscou compreender os motivos que levam casais heterossexuais a optarem por não ter filhos e identificar intercorrências preconceituosas. O Método utilizado foi o qualitativo exploratório e foram realizadas entrevistas com cinco casais na cidade de São Paulo, com amostra escolhida por bola de neve. Os resultados permitiram concluir que se trata de uma escolha complexa e marcada pela consensualidade; motivada por objetivos diversos, que passam pelo desejo de liberdade para a realização de projetos pessoais e profissionais, assim como o fato de que estas famílias contemporâneas enfrentam formas de preconceitos e estigmatização sociais.

Palavras-chave : não-maternidade; características da família; estigma social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License