SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Família Contemporânea: Estudo de Casais Sem Filhos por OpçãoAbordagem da Transgeracionalidade na Terapia Sistêmica Individual: Um Estudo de Caso Clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BUENO, Rovana Kinas; VIEIRA, Mauro Luís  e  CREPALDI, Maria Aparecida. Paternidade no Contexto da Adoção. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.1, pp. 57-67. ISSN 1679-494X.

Existem diferentes caminhos para ser pai. Um deles é por meio da adoção. O presente estudo tem como objetivoinvestigar a paternidade nesse contexto. Os objetivos específicos são:descrever a vivência dos pais durante a espera pela criança; caracterizar a experiência de paternidade; e identificar os sentimentos e as percepções dos pais com relação aos filhos. Participaram do estudoquatro pais (homens) que possuíam um filho adotivo na idade de três ou quatro anos.Realizouse uma entrevista, cujo conteúdo foi analisadoqualitativamente por meio da análise categorial temática. Verificou-se, dentre os resultados, que: a) o período de espera pela criança foi vivenciado como um momento de ansiedade; b) os pais experienciarama paternidade como algo gratificante; e c) dentre os sentimentos que os pais nutrem pelos seus filhos está o amor e medo/preocupação com relação ao bem-estar do filho. Conclui-se que os pais adotivos se mostraram envolvidos com seus filhos.

Palavras-chave : paternidade; relações pai-filho; adoção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License