SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Abordagem da Transgeracionalidade na Terapia Sistêmica Individual: Um Estudo de Caso ClínicoMaternidade e Trabalho: Associação entre Depressão Pós-parto, Apoio Social e Satisfação Conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ZAPPE, Jana Gonçalves; YUNES, Maria Angela Mattar  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Imagens Sociais de Famílias com Crianças e Adolescentes: Impacto do Status Socioeconômico e da Institucionalização. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.1, pp. 83-98. ISSN 1679-494X.

Este estudo investigou as imagens sociais associadas às famílias com crianças e adolescentes institucionalizados, comparando-as com as imagens de famílias com crianças e adolescentes não institucionalizados e de diferentes status socioeconômicos. Participaram do estudo 202 leigos e profissionais residentes no Rio Grande do Sul, com idades entre 16 e 69 anos (M=32,76, DP=11,67). Foi utilizado um questionário aberto elaborado especificamente para este estudo. Os dados foram analisados a partir de análises de conteúdo e estatísticas descritivas. Identificou-se que imagens sociais negativas são mais frequentemente associadas às famílias com crianças e adolescentes institucionalizados e às famílias de baixo status socioeconômico. Em conclusão, salienta-se a necessidade de discutir e reelaborar estas concepções negativas sobre famílias, uma vez que as mesmas podem comprometer decisões sobre a garantia dos direitos de crianças e adolescentes à convivência familiar e ao desenvolvimento saudável em comunidade.

Palavras-chave : família; imagens sociais; acolhimento institucional; criança; adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License