SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Imagens Sociais de Famílias com Crianças e Adolescentes: Impacto do Status Socioeconômico e da InstitucionalizaçãoAvós Cuidadores e Suas Funções: Uma Revisão Integrativa da Literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

MANENTE, Milena Valelongo  y  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Maternidade e Trabalho: Associação entre Depressão Pós-parto, Apoio Social e Satisfação Conjugal. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.1, pp. 99-111. ISSN 1679-494X.

Investigou-se entre mães trabalhadoras aspectos relacionados aos direitos, conjugalidade, apoio social, prevalência de depressão pós-parto e a sua relação com as variáveis pesquisadas. Participaram 30 primigestas com bebês entre dois e seis meses. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo e um protocolo de entrevista. Os dados apontaram, que durante a fase gestacional, as participantes desconheciam as políticas de proteção maternoinfantil, mas reconheciam a presença do apoio social, principalmente do companheiro e da genitora. Houve prevalência de sintomatologia depressiva entre 13,3% das mães. Confirmaram-se associações entre DPP e saúde emocional na gestação (p=0,008); sentir falta de ajuda (p=0,026) e pretensão de retorno ao trabalho (p=0,001). Verificou-se satisfação com o apoio social disponível e preservação da satisfação conjugal. Os resultados apontam para a importância de atendimento psicológico à mulher na gestação e puerpério, assim como esclarecê-las de seus direitos.

Palabras clave : mães trabalhadoras; depressão pós-parto; apoio social; conjugalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License