SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Maternidade e Trabalho: Associação entre Depressão Pós-parto, Apoio Social e Satisfação ConjugalFamília e Dependência Química Ilustradas no Cinema (2005-2014): Uma Perspectiva Psicodinâmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

DEUS, Meiridiane Domingues de  y  DIAS, Ana Cristina Garcia. Avós Cuidadores e Suas Funções: Uma Revisão Integrativa da Literatura. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.1, pp. 112-125. ISSN 1679-494X.

Este estudo teve como objetivo investigar as produções científicas sobre o tema avós, publicadas no período de 2005 a 2015. Realizou-se uma busca de estudos nacionais nas bases de dados SciELO e PePSIC, por meio dos descritores: avós e grandparents e do termo de busca: grandmother. Foram recuperados 139 artigos científicos. Selecionou-se 14 estudos, os quais integraram a amostrafinal desta revisão integrativa. Os resultados foram divididos em duas categorias:avóscuidadores dos netos e a influência dos avós nas práticas de amamentação. Constatou-se que os avós são figuras importantes no suporte emocional, apoio, carinho e afeto tanto para seus filhos como para os netos. Essas figuras são importantes fontes de apoio no contexto da gravidez na adolescência, de netos com deficiência e do aleitamento materno. Conclui-se a necessidade de elaboração de políticas públicas que abordem questões referentes à saúde física e mental dos avós.

Palabras clave : avós; avó materna; revisão integrativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License