SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Família e Dependência Química Ilustradas no Cinema (2005-2014): Uma Perspectiva Psicodinâmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ZANFELICI, Tatiane Oliveira; AIELLO, Ana Lúcia Rossito  e  CARLI, Aline Aparecida Trendo de. Adaptação Transcultural do Questionário de Recursos e Estresse (QRS-F) para Familiares Cuidadores. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.1, pp. 142-157. ISSN 1679-494X.

Dentre os instrumentos de avaliação que objetivam aferir o bem estar nos núcleos familiares, o Questionnaire on Resources and Stress - Short Form - QRS-F se destaca por direcionar-se à avaliação do estresse de cuidadores familiares de crianças com deficiências, doenças crônicas ou transtornos de desenvolvimento. Este estudo propôs sistematizar a adaptação transcultural do QRS-F para o Brasil. Quatro especialistas em idiomas e seis profissionais analisaram o questionário, bem como 50 familiares cuidadores o responderam, de acordo com procedimentos científicos para a adaptação de instrumentos estrangeiros. A versão traduzida e ajuizada do QRS-F obteve altos índices de concordância nos itens para as análises de validade de conteúdo, e os resultados da análise semântica inspiraram mudanças na redação de alguns itens. Sugere-se a ampliação dos estudos psicométricos do instrumento, a fim de que se comprovem outras fontes de evidências de validade importantes para afiançar a confiabilidade do QRS-F.

Palavras-chave : cuidadores familiares; estresse; QRS-F; crianças com deficiências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License