SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A questão da parentalidade: contribuições para o trabalho do psicólogo na terapia de famílias com filhos pequenos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

CENTENO, Raúl Medina  e  JIMENEZ, Esperanza Vargas. Terapia familiar inclusiva: em busca de pais “efetivos”. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp. 3-26. ISSN 1679-494X.

Este trabalho centra-se na parentalidade, especificamente naquelas pessoas que dão grande poder à narrativa da família tradicional machista e que viveram maltrato ou ausência do pai biológico. Isto é baseado no paradigma de confronto desde a Terapia Familiar Inclusiva. Foi utilizada a metodologia estudo exploratório de casos na prática clínica. Através de um diálogo biográfico dos discursos de tensão, se recuperam experiências vividas, especialmente de outras pessoas da rede de apoio que cumpriram com uma parentalidade nutrícia, a fim de restaurar o bem-estar psicológico das pessoas.

Palavras-chave : Paternidade; Terapia familiar inclusiva; Discursos de tensão; Recursos sócio-emocionais; Alimentando genograma familiar alternativo nutrício.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License