SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Terapia familiar inclusiva: em busca de pais “efetivos”Definindo fronteiras no recasamento: relato de uma experiência clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

MACARINI, Samira Mafioletti; CREPALDI, Maria Aparecida  e  VIEIRA, Mauro Luis. A questão da parentalidade: contribuições para o trabalho do psicólogo na terapia de famílias com filhos pequenos. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp. 27-42. ISSN 1679-494X.

O cuidado e a educação dos filhos destacam-se como importantes desafios de famílias que se encontram em fase de aquisição, sendo esta uma das demandas de trabalho do psicólogo clínico. O presente estudo tem como objetivo apresentar subsídios teóricos e práticos disponíveis na literatura científica a respeito do tema da parentalidade, os quais podem auxiliar o trabalho do terapeuta de famílias com filhos pequenos na avaliação das práticas parentais. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura assistemática, com base em autores que trabalham com este tema na abordagem Sistêmica, bem como autores que realizam pesquisas sobre parentalidade nos mais diferentes contextos, sendo selecionado o Modelo de Componentes da Parentalidade de Heidi Keller. A partir disso, foram identificados e sistematizados alguns instrumentos que podem ser utilizados para avaliar as mais diversas dimensões de cuidados parentais. Concluiu-se que, diante das mudanças do mundo contemporâneo, cada vez mais o psicólogo deve recorrer aos achados dos pesquisadores que trabalham com as famílias ao longo das diferentes etapas do ciclo vital. Além disso, a prática deve ser sempre re-pensada e re-construída de acordo com as próprias necessidades das famílias que procuram atendimento psicológico.

Palavras-chave : Terapia familiar; Parentalidade; Práticas de cuidado; Crenças parentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License