SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A questão da parentalidade: contribuições para o trabalho do psicólogo na terapia de famílias com filhos pequenosAvós cuidadores e suas funções: uma revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BERNARDI, Denise; DIAS, Monica de Vasconcellos; MACHADO, Rebeca Nonato  e  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Definindo fronteiras no recasamento: relato de uma experiência clínica. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp. 43-55. ISSN 1679-494X.

O presente trabalho tem como objetivo investigar as fronteiras no recasamento, buscando compreender o interjogo estabelecido entre a conjugalidade e a parentalidade na estruturação da nova família. Para isso, desenvolvemos uma investigação clínico-qualitativa, a partir de um estudo de caso realizado em clínica-escola de uma universidade privada da cidade do Rio de Janeiro. A psicoterapia de casal ocorreu durante oito meses, com supervisão semanal. Utilizamos relatórios que foram elaborados durante o processo de atendimento para obter os dados. Verificamos que existem especificidades nas relações da família recasada, como a presença de um delicado equilíbrio entre a construção da identidade conjugal e a reorganização das funções parentais. Constatamos a necessidade de serem elaboradas as expectativas desencadeadas pela participação do novo cônjuge no cuidado dos filhos do primeiro casamento, buscando criar um diálogo sobre a interferência disso na conjugalidade recentemente construída.

Palavras-chave : Recasamento; Psicoterapia; Fronteiras; Conjugalidade; Parentalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License