SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Setting boundaries in remarriage: report of a clinical experienceUnderstanding retirement in a relational perspective: contributions from systemic thinking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

DEUS, Meiridiane Domingues de  and  DIAS, Ana Cristina Garcia. Avós cuidadores e suas funções: uma revisão integrativa da literatura. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp. 56-69. ISSN 1679-494X.

Este estudo teve como objetivo investigar as produções científicas sobre o tema avós, publicadas no período de 2005 a 2015. Realizou-se uma busca de estudos nacionais nas bases de dados SciELO e PePSIC, por meio dos descritores: avós e grandparents e do termo de busca: grandmother. Foram recuperados 139 artigos científicos. Selecionou-se 14 estudos, os quais integraram a amostra final desta revisão integrativa. Os resultados foram divididos em duas categorias: avós cuidadores dos netos e a influência dos avós nas práticas de amamentação. Constatou-se que os avós são figuras importantes no suporte emocional, apoio, carinho e afeto tanto para seus filhos como para os netos. Essas figuras são importantes fontes de apoio no contexto da gravidez na adolescência, de netos com deficiência e do aleitamento materno. Conclui-se a necessidade de elaboração de políticas públicas que abordem questões referentes à saúde física e mental dos avós.

Keywords : Avós; Avó materna; Revisão integrativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License