SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Grandparents caregivers and their functions: an integrative literature reviewInfidelity: an integrative review of national publications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

ANTUNES, Marcos Henrique; MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo  and  SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Compreendendo o fenômeno da aposentadoria em uma perspectiva relacional: contribuições do pensamento sistêmico. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp. 70-84. ISSN 1679-494X.

Este estudo de natureza teórica visa apresentar o pensamento sistêmico e suas contribuições para a compreensão da aposentadoria no contexto familiar, relacional e de trabalho. O artigo está divido em duas seções, além da introdução, na qual é realizada a caracterização dos principais aspectos envolvidos na experiência de desligamento laboral e suas repercussões. A primeira seção discute os fundamentos históricos e epistemológicos do pensamento sistêmico, enquanto que, na segunda seção, é apresentado o aporte do ciclo de vida familiar como possibilidade teórico-prática para apreensão e intervenção no processo de aposentadoria. Considera-se que o pensamento sistêmico permite o aprofundamento de elementos do contexto relacional de vida do indivíduo, os quais influenciam desde a tomada de decisão até a adaptação à este período da vida. Diante disso, ressalta-se a relevância de ações e pesquisas com essa fundamentação, tendo em vista que a mesma possibilita a ampliação do lócus de análise.

Keywords : Aposentadoria; Família; Pensamento sistêmico; Epistemologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License