SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Compreendendo o fenômeno da aposentadoria em uma perspectiva relacional: contribuições do pensamento sistêmicoO poder do ex em minha vida: sobre a influência das relações cíclicas no cotidiano das relações amorosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SANTOS, Lais Rocha  e  CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Infidelidade: uma revisão integrativa de publicações nacionais. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp. 85-98. ISSN 1679-494X.

Esta revisão integrativa tem o objetivo de analisar de que forma o fenômeno da infidelidade conjugal vem sendo investigado no cenário científico nacional. Os artigos foram selecionados a partir do uso dos descritores: infidelidade e traição na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS Psi - Brasil), resultando em 207 artigos, sendo que 136 artigos fugiam da temática de análise proposta, 34 duplicados, 23 publicações internacionais e um artigo indisponível para download, totalizando 13 artigos aptos para análise. Estes foram agrupados de acordo com proximidades temáticas; Considerações sobre a infidelidade; Relações e questões de gênero; Infidelidade e outros fenômenos; Infidelidade e possíveis consequências; A infidelidade e o conceito das Relações líquidas. Nota-se que a temática é pouco investigada, as publicações analisadas versam mais sobre causas, repercussões e fenômenos atrelados, principalmente às questões emergentes do cenário contemporâneo, como o debate sobre as novas configurações relacionais e o conceito de liquidez postulado por Bauman (2004).

Palavras-chave : Infidelidade; Traição; Relacionamentos; Modernidade; Revisão integrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License