SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Infidelidade: uma revisão integrativa de publicações nacionaisCasais homoafetivos femininos: demandas do ciclo vital familiar e aceitação social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ALMEIDA, Thiago de  e  LIMA, Rafael Diniz de. O poder do ex em minha vida: sobre a influência das relações cíclicas no cotidiano das relações amorosas. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp. 99-114. ISSN 1679-494X.

Muitas pessoas ao se desligarem de seus parceiros podem apresentar dificuldades em prosseguir a vida delas sem os mesmos e deixar com que essa relação passada não permita novos relacionamentos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo entender como relacionamentos passados podem ter influências na vida e na constituição de novos relacionamentos para os indivíduos. Para tal foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados da BvsPsi, Medline, Lilacs e PsycINFO, sem limite de tempo, com os descritores: ex-parceiro, relações cíclicas e os seus correspondentes, em inglês: “ex partner” e “love cyclical relationships”. Buscas adicionais forneceram um total de 10 trabalhos. Pode-se constatar que permanecer fixada a histórias passadas podem fazer com que o nível de satisfação sofra um rebaixamento na vida do indivíduo, sendo que contatos com ex-parceiro quase sempre produzem mais ressentimentos e implicações negativas se comparadas às consequências positivas desse contato.

Palavras-chave : Rompimento; Separação; Relacionamentos amorosos cíclicos; Ex-parceiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License