SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2O poder do ex em minha vida: sobre a influência das relações cíclicas no cotidiano das relações amorosasCompreendendo as experiências vividas pelos familiares cuidadores frente ao paciente oncológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

WASEDA, Daniela et al. Casais homoafetivos femininos: demandas do ciclo vital familiar e aceitação social. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp. 115-131. ISSN 1679-494X.

Este trabalho consiste em um estudo qualitativo sobre as demandas relacionais e pertinentes ao ciclo vital familiar de casais homoafetivos femininos, com referencial teórico sistêmico novo-paradigmático. O método adotado foi o estudo de casos múltiplos, com realização de entrevista biográfica, entrevista semiestruturada e utilização de questionário sobre o ciclo vital da família brasileira, adaptado de Cerveny e Berthoud. As entrevistas foram áudio-gravadas, transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo temático. O estudo permitiu observar que casais de mulheres que se casam e/ou constroem relacionamentos estáveis na atualidade, vivenciam desafios semelhantes aos casais heterossexuais. Difere a importância da rede social para o acolhimento e pertencimento a um grupo e a vivência do preconceito pelas participantes. Assim, considera-se importante que profissionais compreendam a dinâmica interacional dos casais que os procurem, independentemente da orientação sexual dos cônjuges, para o desenvolvimento das práticas terapêuticas e preventivas adequadas e cientificamente fundamentadas.

Palavras-chave : Casais homoafetivos; Ciclo vital; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License