SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Casais homoafetivos femininos: demandas do ciclo vital familiar e aceitação socialEpistemologias sistêmicas e suas repercussões para a clínica da terapia familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BLANC, Luana Otoni; SILVEIRA, Luiza Maria de O. Braga  e  PINTO, Sharlize Prates. Compreendendo as experiências vividas pelos familiares cuidadores frente ao paciente oncológico. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp. 132-148. ISSN 1679-494X.

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Frente a uma doença complexa e multideterminada como essa, o auxílio ao paciente e o seu tratamento exigem várias intervenções, revelando-se o cuidado como componente essencial para ambos. Com finalidade de qualificar a assistência na oncologia, o amparo aos entes dos pacientes torna-se fundamental, apontando as necessidades que esses encaram, e compreendendo a maneira de como auxiliar no atendimento a essas necessidades, criando a possibilidade de saná-las. Objetivo: Diante do contexto evidenciado, o objetivo do estudo foi desenhado para compreender a experiência vivida em relação ao diagnóstico e ao tratamento do câncer na percepção do familiar cuidador, bem como conhecer o que a literatura vem apresentando sobre o tema. Método: Revisão integrativa de literatura, artigos disponíveis nas bases de dados LILACS, MEDLINE, CINAHL, BDENF, SciELO, The Cochrane Library, com os descritores “Família ou family”, “Oncologia ou oncology”, “Terapia familiar ou family therapy”, em português, inglês ou espanhol, do ano de 2011 a 2015. Resultados: Foram selecionados 11 artigos que foram organizados de acordo com as categorias “Principais sentimentos apresentados pelos cuidadores diante do diagnóstico e acompanhamento”, “Dificuldades no tratamento do paciente”, e “Artifícios para enfrentamento das dificuldades vivenciadas”. Conclusão: A partir da análise da produção acadêmica, observa-se a carência de estudos que enfoquem o desenvolvimento de programas que visem a melhoria da saúde dos cuidadores.

Palavras-chave : Cuidadores de pacientes; Saúde de cuidadores; Apoio ao diagnóstico e tratamento do câncer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License