SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2O conceito de transmissão psíquica na obra de Freud: a perspectiva de René KaësEmpoderando mulheres nas relações conjugais: rumo à satisfação conjugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

FRANCO, Ricardo da Silva  y  SEI, Maíra Bonafé. Identidade e relações familiares: transmissão psíquica em “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp. 177-191. ISSN 1679-494X.

Este artigo tem como objetivo discutir a influência das relações familiares na construção da identidade do Nael, o narrador-personagem do romance "Dois Irmãos" por Milton Hautoum. Trata-se de um estudo teórico, empreendido por meio dos aportes teóricos da psicanálise de família, com ênfase nos aspectos relativos à transmissão psíquica geracional. Entende-se, assim, que a memória e as complexas relações familiares se configuram como um princípio organizador do psiquismo de cada indivíduo. Desse modo, Nael, através de sua narrativa, construída por meio da lembrança do passado, poderia conhecer e compreender a sua história, que é também a história de sua família, e, assim, construir a sua identidade.

Palabras clave : Identidade; Relações familiares; Transmissão psíquica geracional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License