SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2O conceito de transmissão psíquica na obra de Freud: a perspectiva de René KaësEmpoderando mulheres nas relações conjugais: rumo à satisfação conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

FRANCO, Ricardo da Silva  e  SEI, Maíra Bonafé. Identidade e relações familiares: transmissão psíquica em “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp. 177-191. ISSN 1679-494X.

Este artigo tem como objetivo discutir a influência das relações familiares na construção da identidade do Nael, o narrador-personagem do romance "Dois Irmãos" por Milton Hautoum. Trata-se de um estudo teórico, empreendido por meio dos aportes teóricos da psicanálise de família, com ênfase nos aspectos relativos à transmissão psíquica geracional. Entende-se, assim, que a memória e as complexas relações familiares se configuram como um princípio organizador do psiquismo de cada indivíduo. Desse modo, Nael, através de sua narrativa, construída por meio da lembrança do passado, poderia conhecer e compreender a sua história, que é também a história de sua família, e, assim, construir a sua identidade.

Palavras-chave : Identidade; Relações familiares; Transmissão psíquica geracional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License