SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Casamento dos pais e conjugalidade dos filhos: do modelo tradicional ao contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ALVES, Amanda Pansard  e  ARPINI, Dorian Mônica. A conjugalidade e os conflitos vivenciados a partir do recasamento. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 3-19. ISSN 1679-494X.

Esse estudo objetivou investigar o estabelecimento da nova relação conjugal e os conflitos vivenciados a partir do recasamento. Integraram esse estudo seis mulheres que vivenciavam um relacionamento estável com um homem que possuía filhos de um relacionamento anterior. Os dados foram coletados em um encontro com cada participante, no qual foi construído o genograma da família, com o auxílio de uma ficha de dados de identificação. Também, foram utilizadas entrevistas semidirigidas de questões abertas, tendo sido analisadas por meio da análise de conteúdo temática. Como resultados, evidenciou-se a rapidez com que se estabeleceu a coabitação entre as entrevistadas e seus companheiros. Além disso, foi possível constatar que a relação entre ex-companheira e a atual como o principal conflito dentro da família recasada, aspecto possivelmente relacionado com o curto período em que os homens ficaram solteiros. Outra fonte de tensão que se fez presente estava relacionada ao pagamento da pensão alimentícia.

Palavras-chave : Relações familiares; Família; Recasamento; Separação conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License