SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A conjugalidade e os conflitos vivenciados a partir do recasamentoEstresse, coping e experiências emocionais: uma análise das respostas de enfrentamento do casal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

OZORIO, Claudina Damascena; FERES-CARNEIRO, Terezinha  y  MAGALHAES, Andrea Seixas. Casamento dos pais e conjugalidade dos filhos: do modelo tradicional ao contemporâneo. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 20-32. ISSN 1679-494X.

O objetivo deste estudo é compreender a relação existente entre o casamento dos pais e o casamento dos filhos, a partir da percepção destes. Realizamos uma pesquisa qualitativa da qual participaram 50 sujeitos independentes (membros de casais distintos), de ambos os sexos, casados. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a questão discursiva do Questionário sobre a Conjugalidade dos Pais. As respostas foram analisadas pelo método de análise de conteúdo e delas emergiu a categoria casamento no modelo tradicional e no modelo contemporâneo, desdobrada em duas subcategorias: diferenças em relação ao casamento dos pais e semelhanças em relação ao casamento dos pais. Observamos que, tanto para as mulheres como para os homens, o casamento dos pais é visto como modelo de conjugalidade. Todavia, os participantes apontaram mais diferenças do que similaridades entre os casamentos das duas gerações e os filhos ressaltaram a busca pela abertura para o diálogo nas suas próprias relações conjugais.

Palabras clave : Casamento; Pais; Filhos; Conflito; Diálogo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License