SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Casamento dos pais e conjugalidade dos filhos: do modelo tradicional ao contemporâneoInfluências familiares no processo de psicoterapia infantil: enurese diurna e noturna - estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

MUSSUMECI, Aline Amaral  e  PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco. Estresse, coping e experiências emocionais: uma análise das respostas de enfrentamento do casal. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 33-49. ISSN 1679-494X.

O objetivo deste artigo é analisar o estresse e a experiência emocional, destacando as respostas de enfrentamento (coping) apresentadas ao longo da vida, a partir de trechos de entrevistas de uma pesquisa qualitativa com casais heterossexuais de famílias intactas, da classe média do Rio de Janeiro e de Curitiba. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com perguntas norteadoras, seguindo um roteiro, e sendo gravadas em áudio. O coping é um processo complexo que engloba o estresse e a experiência emocional. Desta forma, coping e sentimentos estão intrinsecamente associados e ao analisar as emoções temos uma perspectiva mais abrangente. Observamos que os cônjuges estabelecem diferentes formas de coping e, quando o estresse é compartilhado, há repercussões emocionais, individuais e para o casal. Concluímos que, ao elegerem determinadas estratégias de coping, os casais relatam o desencadeamento de emoções e de sentimentos, positivos ou negativos, que, embora inicialmente vividos com dificuldades, podem ser transformados pelas respostas de enfrentamento conjunto do estresse.

Palavras-chave : Coping; Estresse; Casal e experiência emocional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License