SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Estresse, coping e experiências emocionais: uma análise das respostas de enfrentamento do casalPeppa Pig: um estudo sobre as relações familiares entre avós, pais e netos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

OLIVEIRA, Ana Paula de; PEREIRA, Veronica Aparecida  e  BOTTEGA, Daniela Cristina. Influências familiares no processo de psicoterapia infantil: enurese diurna e noturna - estudo de caso. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 50-62. ISSN 1679-494X.

A enurese pode gerar desconforto físico, comprometimento social e/ou acadêmico. Para alteração do quadro, a família apresenta-se como importante mediadora, possibilitando implementação de rotinas que contribuam para melhora do quadro. Neste estudo apresenta-se um caso clínico de enurese infantil, à luz da Análise Aplicada do Comportamento, descrevendo as contingências de manutenção do quadro e as alterações necessárias no contexto familiar. Trata-se do atendimento de uma menina com oito anos de idade com queixa de enurese diurna e noturna. O caso desenvolveu-se em 52 sessões, em uma clínica escola. A avaliação apontou para intervenção na área de autocuidados, pautando-se principalmente em manejos comportamentais positivos, autorregistro e treino de musculatura pélvica. A mãe atuou como importante mediadora para aquisição de repertórios que possibilitaram maior autocontrole, autocuidados e autonomia da criança, levando a eliminação do quadro enurético.

Palavras-chave : Enurese; Autocontrole; Análise do Comportamento Aplicada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License