SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Influências familiares no processo de psicoterapia infantil: enurese diurna e noturna - estudo de casoAfetividade e conflito nas díades familiares, capacidade funcional e expectativa de cuidado de idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SANTOS, Rubia Mara Requeña dos  e  FALCAO, Deusivania Vieira da Silva. Peppa Pig: um estudo sobre as relações familiares entre avós, pais e netos. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 63-79. ISSN 1679-494X.

Este estudo objetivou compreender as relações familiares intergeracionais apresentadas no desenho animado Peppa Pig; identificar as temáticas dos episódios que envolvem o relacionamento entre avós, pais e netos e; averiguar as principais atividades desenvolvidas entre eles. Analisaram-se por meio da técnica de Bardin (1977/2000) 41 episódios da primeira, segunda e terceira temporada que tinham a participação dos avós Pig. Constatou-se que foram destacadas as relações favoráveis e neutras entre avós, pais e netos. As principais temáticas abordadas pelos episódios analisados foram: brincar no jardim; passeio no barco; comemorações em família; passeios de carro; passeio em família; aprender com os avós; tomar conta do papagaio; tomar conta dos netos e passeio com a escola. Os tipos de atividades intergeracionais mais desenvolvidas foram brincar e aprender no jardim. O desenho apresenta um modelo de família tradicional com bom funcionamento e mostra estereótipos semelhantes à realidade da maioria das famílias ocidentais.

Palavras-chave : Família; Avós; Netos; Intergeracionalidade; Desenho animado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License