SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Peppa Pig: um estudo sobre as relações familiares entre avós, pais e netosEscolha profissional: teoria e intervenções sistêmicas voltadas ao adolescente e à família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SILVA, Laila Lorena Nogueira Batista da  e  RABELO, Dóris Firmino. Afetividade e conflito nas díades familiares, capacidade funcional e expectativa de cuidado de idosos. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 80-91. ISSN 1679-494X.

Avaliou-se a percepção de idosos quanto à afetividade e conflito nas díades familiares com cônjuge, filhos e netos, e suas associações com o sexo, a idade, a capacidade funcional e a expectativa de cuidado. Participaram 134 idosos do interior da Bahia, sem déficit cognitivo. A tipologia predominante nas díades familiares foi Alta Afetividade e Baixo Conflito. A percepção de alta afetividade no relacionamento conjugal foi maior entre homens e idosos independentes e no relacionamento com os filhos foi maior entre mulheres. A percepção de alto conflito no relacionamento com filhos foi mais frequente entre homens e idosos com dependência. A percepção de afetividade e conflito associou-se com a expectativa de ser cuidado por filhos, cônjuges e netos. O papel de cuidadora da mulher favorece uma relação afetiva mais próxima na díade com os filhos, mas por outro lado lhe impõe sobrecarga afetando a percepção de afetividade no relacionamento conjugal.

Palavras-chave : Idoso; Afetividade; Conflito; Família; Cuidado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License