SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Afetividade e conflito nas díades familiares, capacidade funcional e expectativa de cuidado de idososConflito trabalho-família: um estudo sobre a temática no âmbito brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

TESSARO, Débora  e  SCHMIDT, Beatriz. Escolha profissional: teoria e intervenções sistêmicas voltadas ao adolescente e à família. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 92-104. ISSN 1679-494X.

O objetivo desse estudo foi caracterizar o processo de escolha profissional na adolescência e discutir intervenções psicológicas pautadas na teoria sistêmica junto a adolescentes e famílias, por meio de revisão não sistemática da literatura. Constatou-se que as práticas sistêmicas permitem a compreensão e a ressignificação de aspectos do desenvolvimento pessoal e familiar, na perspectiva de maior prontidão à escolha, o que se associa à qualidade de vida presente e futura. Isso porque a orientação adequada no processo de escolha profissional se relaciona à promoção de bem-estar, à prevenção de problemas de comportamento e à redução do estresse no adolescente, bem como a resultados mais favoráveis ao desenvolvimento na adultez. Salienta-se a importância de se promover e qualificar a prática profissional e a pesquisa sobre o processo de escolha profissional na adolescência, do ponto de vista da teoria e das intervenções sistêmicas, o que parece pouco explorado na literatura científica nacional.

Palavras-chave : Família; Teoria sistêmica; Escolha profissional; Orientação profissional; Adolescent; Family; Systems theory; Career choice; Career guidance.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License