SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Escolha profissional: teoria e intervenções sistêmicas voltadas ao adolescente e à famíliaRede de apoio social e funcionamento familiar: estudo longitudinal sobre famílias em vulnerabilidade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

FEIJO, Marianne Ramos; GOULART JUNIOR, Edward; NASCIMENTO, Jéssica Mendes do  e  NASCIMENTO, Nashila Beatriz do. Conflito trabalho-família: um estudo sobre a temática no âmbito brasileiro. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 105-119. ISSN 1679-494X.

O texto tece considerações sobre o conflito trabalho-família, elaborado após revisão narrativa. Foram acessados 18 artigos, publicados entre 2010 e 2015, na base de dados Scielo, utilizando-se os descritores “trabalho”, “família” e “conflito” e seis dos artigos trataram do tema central. O estudo revela que, embora ainda em pouca quantidade e aprofundamento, há importantes discussões teóricas e intervenções relacionadas ao conflito no Brasil, sendo que parte destas aborda a desigualdade de gênero e o fator tempo como entraves frequentes ao equilíbrio trabalho-família. A revisão dos papéis de gênero presentes na sociedade atual é necessária, sobretudo considerando que as mulheres ganham mais espaço em cargos de gestão, que as organizações atuam cada vez mais em ambientes instáveis e competitivos e que as condições econômicas geram pressão sobre as famílias para buscarem novas fontes de renda, sem a divisão de tarefas domésticas necessárias à permanência da mulher no mercado de trabalho.

Palavras-chave : Conflito; Trabalho; Família; Organizações; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License