SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Conflito trabalho-família: um estudo sobre a temática no âmbito brasileiroTerapia familiar como um espaço de ressignificação das relações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SEIBEL, Bruna Larissa et al. Rede de apoio social e funcionamento familiar: estudo longitudinal sobre famílias em vulnerabilidade social. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 120-136. ISSN 1679-494X.

Este estudo tem o objetivo de verificar se a qualidade da rede de apoio social dos cuidadores das famílias influencia longitudinalmente o funcionamento familiar. Os dados utilizados são parte de uma pesquisa mais ampla, que acompanhou 148 famílias de Porto Alegre por 15 anos. Para este estudo, foram utilizadas a escala Global Assessment of Relational Functioning (GARF) para avaliar funcionamento familiar, e uma escala de cinco pontos atribuída por uma dupla de pesquisadores após observarem aspectos da rede de apoio social dos membros. Análises de qui-quadrado e Generalized Estimating Equation indicaram diferenças na rede de apoio social de acordo com a configuração das famílias. Além disso, a rede de apoio social mostrou-se associada à qualidade do funcionamento familiar. Esta análise também sofreu impacto das diferentes etapas do ciclo vital, mostrando efeito longitudinal desta associação. Os resultados indicaram o papel protetivo da rede de apoio dos cuidadores sobre o funcionamento familiar.

Palavras-chave : Rede de apoio social; Funcionamento familiar; Estudo longitudinal; Ciclo vital; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License