SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Rede de apoio social e funcionamento familiar: estudo longitudinal sobre famílias em vulnerabilidade socialSocialização, gênero e família: uma revisão integrativa da literatura científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ROSSATO, Mara Lúcia. Terapia familiar como um espaço de ressignificação das relações. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp. 137-145. ISSN 1679-494X.

Pretende-se, neste artigo, destacar as possibilidades de diálogos ente duas teorias, contribuindo assim para a prática clínica. Abordaremos o socioconstrucionismo e as afinidades com a teoria da aprendizagem na perspectiva da autoria do pensamento. Entendendo o socioconstrucionismo como uma abordagem teórico-clínica que enfatiza os processos relacionais e estimula as pessoas a serem capazes de construír a si mesmas e o mundo em que vivem, entendendo a aprendizagem como processo de produção de sentido onde o sujeito é protagonista e tem papel ativo, podemos pensar a terapia familiar como um espaço de aprendizagem e ressignificação das relações. O terapeuta pode operar na terapia, tal qual o ensinante opera na relação de aprendizagem: sendo um facilitador das competências. Além disso, o processo terapêutico pode se configurar numa troca onde família e terapeuta se enriquecem. Tanto o ensinante quanto o terapeuta, nestas abordagens, precisam reconhecer a legitimidade do outro e possibilitar a autoria. Dessa forma, a terapia torna-se uma construção conjunta e não um processo linear onde o terapeuta detém o conhecimento e vai transmitir à família. Nesta perspectiva, o terapeuta precisa estar sempre curioso e assumir uma postura de questionamento e reflexão a respeito do que está estabelecido, abrindo assim, espaço para o novo e para a criação.

Palavras-chave : Socioconstrucionismo; Autoria do pensamento; Terapia familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License